Conheça Parnamirim

Conheça Parnamirim

Localizada no coração do sertão pernambucano, Parnamirim, a Terra de Sant’Ana, como a cidade também é conhecida, está há cerca de 570 km da capital pernambucana. Saiba mais sobre o que faz de Parnamirim um destino de destaque no interior nordestino e programe a sua visita:

TEM HISTÓRIA

Parnamirim, do tupi “Paranã-mirim”, que significa “rio pequeno” é um nome que reflete a geografia local e a ancestralidade indígena. Parnamirim nasceu como um povoado chamado Santana do Saco, que se desenvolveu a partir de uma pequena capela dedicada à Sra. Sant’ana, mãe de Maria e avó de Jesus, construída nesta mesma comunidade. No ano de 1877, a capela foi demolida para dar lugar à construção da Igreja Matriz, que hoje é palco para procissões, novenários, missas entre outros eventos religiosos.

TEM PONTOS TURÍSTICOS

Parque Natural Municipal de Parnamirim:

Se o que você quer é conexão direta com a natureza, o parque oferece trilhas ecológicas, áreas para piqueniques e espaço para atividades educativas ao ar livre. É perfeito para contemplar a vista para a caatinga e vivenciar a biodiversidade do Sertão de Pernambuco.

Mirante do Alto do Cruzeiro:

É um dos cartões-postais de Parnamirim. O mirante oferece uma vista panorâmica da cidade e é um local bastante procurado ao entardecer. Ver o pôr do sol pelo Alto do Cruzeiro é uma experiência única!

TEM CULTURA E TRADIÇÃO

Festa de Santa Ana:

Uma das comemorações tradicionais mais importantes no Município. A festa da padroeira atrai milhares de fiéis locais e visitantes para momentos de devoção e valorização das raízes religiosas do nosso Sertão. Conta com programação intensa, com novenas, missas, procissões e shows de artistas locais.

Sanfonada:

Reúne talentos locais e regionais, que começa com o desfile de músicos tocando sanfona até a Concha Acústica, marcando o início das comemorações. O evento conta com apresentações dedicadas ao forró, xote e baião.

Festa do Umbu:

É a comemoração da árvore nativa do semiárido, ligada ao modo de vida sertanejo, o Umbuzeiro. A festa crescea cada ano reunindo cultura, apresentações culturais, artesanato, além da gastronomia com direito à exposiçãode produtos artesanais e gastronômicos derivados do umbu.