Email: parnamirim@parnamirim.pe.gov.br - Fone Tel/PABX: (87)3883-1012 / 3883-1156

LOCALIZAÇÃO

Localização em relação ao estado

Informações mais detalhadas no site do IBGE 

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/parnamirim/panorama

 

Mapa do Município de  Parnamirim

Parnamirim está dividido em dois distritos:  Distrito que compreende a Sede e o Povoado de São Domingos e o distrito que compreende Veneza e Icaiçara.

Parnamirim tem 20.224 habitantes. ( Censo de 2010 )

        CONDIÇÕES NATURAIS

            Como todo município sertanejo, o município de Parnamirim, apresenta no seu quadro natural características semelhantes, onde o clima SEMI-ÁRIDO, com baixo índice de pluviosidade, favorece o predomínio de solo pedregoso, pouco fértil , apresentado salinização e a falta d`água para a lavoura durante todo o ano, mas contamos com a sorte de termos abundantes recursos hídricos, por nosso município ser banhado pelo Rio Brígida que foi perenizado com a construção em 1986 da Barragem do Chapéu. Contamos ainda com a Barragem do Entremontes e Barragem do Cachimbo.

RELEVO

            Relevo é a parte do solo que se destaca seja em altura ou não e que contribui para a utilização do solo  na  plantação.

             No nosso município é em grande parte plano, destacando os serrotes ou serras (como são chamados) com altitudes de até 360m.

SERROTES: Boqueirão, Tom Feio, da Santa, do Arapuá, Verde e outros.

SERRAS: Olho D`água e Almirante.

CLIMA

          Clima é o conjunto das condições de temperaturas e ventos que influi nas produções, na alimentação, na habitação, no vestuário, nos usos e costumes.

          O clima de Parnamirim é quente e seco – semi-árido, isto por causa das chuvas escassas e por está localizado no Sertão, região de sol muito quente. A temperatura média é de 26º C . As chuvas não atingem os 700mm anuais resultando em grandes secas.

 

VEGETAÇÃO

         É a ciência geográfica que estuda as plantas que cobre uma região .

         A função dos vegetais é tornar agradável o clima , fornecer pastagens , purificar o ar , ajudar nas chuvas , fornecer madeiras e alimentos .

         A vejetação do município é caracterizada pela CAATINGA .

         A vejetação do município é caracterizada pela CAATINGA que varia de árborea de pequeno porte a arbustiva predominando a vegetaçãode cactáceos .

 

HIDROGRAFIA

         Duas bacias hidrográficas banham Parnamirim: a do Rio Terra Nova que nasce na confluência dos riachos São Domingos e Traíra e a do Rio Brígida que é a maior bacia hidrográfica do município.

BACIA DO RIO BRÍGIDA

    Características do Rio Brígida:

    Nasce no pé da Serra da Gamaleira ( Chapada do Araripe ) no município de Exu, passando por Granito chega a Parnamirim e vai desembocar  no Rio São Francisco no município de Orocó. Já foi um rio temporário, perenizou-se com a construção da Barragem do Chapéu durante o governo do estado de Roberto Magalhães e governo municipal de Geová Cabral, no ano de 1986.

    Seus afluentes são : Riachos do Jacaré, da Volta, da Travessia, da Favela e do Poço do Fumo.

BARRAGENS

 

  • Barragem do Chapéu – Construída no ano de 1986, perenizou o Rio Brígida , favorecendo a população que mora às suas margens, pois terão água o ano todo e favorecendo também a todo o município com a produção agrícola que possa sair dessa região.Capacidade 180.000.000m3.

  • Barragem do Entremontes – Está localizada no Rio São Pedro, tem capacidade de 339.333.700m3 foi construída em 1982 com recursos do governo federal através da SUDENE e do DENOCS perenizou o Rio São Pedro e beneficiou a população ribeirinha, onde a mesma produz sua cultura de subexistência que é feijão, arroz, milho. E produz ainda outros produtos que exporta para outros estados: cebola, tomate, melão, melancia, banana,etc.

 

 

  • Barragem do Cachimbo – Está localizada no Rio Quixaba com capacidade de 31.007.000m3, abastece as comunidades de quixaba , Associação da Favela, foi construída com recursos federal e administrada pela CODEVASF e beneficia a população ribeirinha

informações http://www.apac.pe.gov.br

 

Fechar Menu
Skip to content